Questões
-Bismarck esforçou-se por unificar-se a Alemanha. Naquela época não existia Alemanha, e sim o reino da Prússia e um monte de ducados, principados, reinos, etc.
Bismarck era o chanceler prussiano do imperador Guilherme II da Prússia. ele esforçou-se por unificar todos estes territórios de etnia germânica e língua teutônica, principalemnte reforçando a quebra das barreiras alfandegárias, diminuindo o poder das monarquias locais e travando três guerras; uma contra a Áustria, outra contra a França e outra contra a Dinamarca. Venceu as três e formou o grande império da Prússia, que seria mais tarde a Alemanha.
2-O que foi a Conferencia de Berlim?
- A Conferência de Berlim foi uma reunião onde foram reunidos representantes das grandes potências que teve como principal objetivo organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais, ou seja, a África tinha ocupado estas potências. Resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos do Continente.
3-Relacione o Imperialismo alemão com as duas guerras mundiais.
- A Alemanha foi um país que se unificou tarde (final do século XIX) e se industrializou tarde. Mesmo assim, surgiu como imensa potência no coração do continente europeu, e uma ameaça ao equilíbrio de poder na Europa inteira.
O sonho alemão, a base do imperialismo, era a idéia de que havia um território pequeno para uma população tãio grande (a maior da Europa) e para um potencial industrial e econômico e bélico tão grande.
Eles criaram a idéia de Lebensraum (=espaço vital) - e idéia de que eles precisariam expandir suas fronteiras, conquistar mais territórios, e dominar mais povos. esse espaço vital seria conquistado em direção a Leste, em cima dos territórios eslavos. Aliás, já na época da construção da ferrovia Berlim-Bagdad, estava npítida esta idéia alemã de expandir para o Leste.
Esta necessidade de