Mastite bovina
MASTITE
1 – INTRODUÇÃO
Mastite é a inflamação da glândula mamária. Pode ocorrer devido uma lesão no canal da teta devido ao estiramento repetitivo que ocorre durante as ordenhas, desta forma os microorganismos que geralmente são expelidos do canal conseguem penetrar a proteção situada dentro deste, e com a exposição repetida aos microorganismos, se estabelece uma infecção. Inflamações da glândula mamária podem ser agudas ou crônicas, sendo que os principais agentes etiológicos desta enfermidade são as bactérias, e os animais mais freqüentemente atingidos são os ruminantes.
2 – ETIOLOGIA
Os principais agentes causadores das mastites em bovinos, caprinos e ovinos são os estafilococos, sendo que, dentre os estafilococos, podemos citar o S. aureus e S. epidermidis como os principais agentes envolvidos. Ainda podemos citar que a família Micrococcaceae também pode estar envolvida na etiologia das mastites. Os estreptococos são os microorganismos que vêm logo após os estafilococos, sendo que os principais são S. agalactiae, S. dysgalactiae e S. uberis e por fim a E. coli. Além dos estafilococos e dos estreptococos, podemos citar outros agentes bacterianos que podem ocasionar mastites, como por exemplo a Pasteurela haemolytica, Actinomyces pyogenes, Mycoplasma sp, Haemophilus sommus, entre outros. Além das bactérias, os vírus e os fungos também podem ser causadores de mastites, como por exemplo o vírus da febre aftosa, e os fungos Candida sp e Criptococcus sp.
3 – EPIDEMIOLOGIA
As mastites são de ocorrência em qualquer época do ano, qualquer região, qualquer espécie animal e quase sempre durante a lactação. Apenas bovinos, caprinos e ovinos são de importância econômica e sanitária, mas, como já foi dito, pode ocorrer nas fêmeas de todas as espécies de mamíferos. A ocorrência de mastite depende principalmente do manejo utilizado e da higiene das instalações e dos ordenhadores. Tanto a ordenha manual