Questões sobre o texto de SANDEL, quem merece o que?
A política tem um comprometimendo moral, e falar de ética é tratar essencialmente da reflexão que se faz toda vez que é preciso identificar a melhor maneira de viver e conviver. Na política não fazemos de modo diferente, precisamos reunir a inteligência humana e discutir sobre os assuntos pertinentes à vida dos cidadãos, cuidar da organização, direção e administração da sociedade de modo que não se produza efeitos subversivos aos bons costumes, aqueles que consideramos dentro da ética, os valores universais. A ética é a ciência do comportamente moral dos homens em sociedade, agora nos perguntamos - como garantir a sustentabilidade e a representação social de uma certa política dotada de decisões contrárias aos valores positivos de uma sociedade? A decisão seria injusta, desprezível, não promoveria a vida boa e a felicidade. Segundo Aristóteles, o objeto da política é a vida boa, e não há como alcançar a vida boa sem uma reflexão ética.
2)Por que as teorias modernas tentam dissociar as questões de equidade e direitos das questões da honra, virtude e mérito moral?
Uma resposta Rawlsiana seria adequada: a justiça deve ser neutra, assim como o governo, estes não devem estabelecer o que é uma vida boa ou uma atitude virtuosa pois fere o direito de liberdade, desconsiderando a autonomia dos indivíduos de deliberarem sobre seu próprio caminho.
3) Que argumentos você teria contra o sorteio das vagas na universidade ao invés da entrada pelo vestibular?
Selecionar pessoas aleatóriamente seria um critério de admissão impensado, injusto consequentemente, não valorizaria a vontade e aptidão do candidato. Haveriam pessoas nunca sorteadas, contendo toda vontade de adentrar a vida acadêmica neste lugar, teriam também aqueles que se inscreveriam por imposição da família, mas não teriam vontade nenhuma de se facultar ali, e rejeitaria a vaga para escolher outra universidade. Não é a universidade que escolhe o aluno,