balanced scorecard
I. O QUE É O BALANCED SCORECARD?
É um método voltado para a gestão estratégica das empresas. O BSC é um método que auxilia os gestores a desenvolver bem uma estratégia do princípio ao fim e depois fazer com que cada um na organização esteja envolvido a implementá-la.
O BSC realiza a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa com objetivos e indicadores de desempenho, organizado segundo quatro pontos de vista diferentes: Finanças, Processos Internos, Clientes e Aprendizado & Crescimento. Os indicadores devem ser interligados para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento da produtividade.
O nome BSC reflete o balanço estabelecido entre os objetivos a curto e a longo prazo, entre os indicadores financeiros e não financeiros, entre os indicadores de resultado “lagging” e os indicadores indutores “leading indicators” e entre as perspectivas de desempenho interno e externo.
O BSC é um modelo de avaliação da atuação da empresa que equilibra os aspectos financeiros e não financeiros da gestão e planificação estratégica da organização. É um quadro de direção coerente e multidimensional, que supera as avaliações tradicionais da contabilidade.
II. ORIGEM DO BALANCED SCORECARD.
O Balanced Scorecard surgiu em 1990, quando o Instituto Nolan Norton, a Unidade de pesquisa da KPMG, patrocinou o estudo intitulado “Measuring Performance in the Organization of the Future”.
Este estudo indicou insatisfação quanto aos indicadores de performance, pois esses se mostraram incapazes de prover de maneira adequada o acompanhamento da estratégia planejada para o negócio. Outro ponto detectado é que os métodos de mensuração estavam baseados apenas em dados contábeis e financeiros. Excluindo, assim, ações voltadas para relacionamento com o cliente, desenvolvimento de produto, qualidade total, competências individuais e organizacionais. Isso prejudicava a capacidade das