Questões sobre estágio em licenciatura
1 – Explique a concepção de estágio como campo do conhecimento e atividade de pesquisa.
Enquanto campo de conhecimento, o estágio supera sua redução à atividade prática instrumental e se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas, sendo assim poderá se constituir em atividade de pesquisa.
2 – Por que os currículos de formação constituem apenas saberes disciplinares?
Porque os currículos de formação tem se constituído em um aglomerado de disciplinas isoladas e sem ligação com a realidade, neles as disciplinas assumem quase total autonomia em relação ao campo de atuação do profissional, sendo assim, não se pode sequer denominá-las teorias.
3 – Quais são as dificuldades encontradas nos cursos de formação de professores?
Muitas são as dificuldades vindas da contraposição entre teoria e prática, dentre elas observa-se a desvalorização da prática, pois se atribui menor importância à carga horária do estágio, neste sentido essa desvalorização se traduz em contenção de despesas e redução da carga horária destinada ao estágio, e no campo da pesquisa verbas menores para projetos aplicados. Além do mais, tal contraposição gera um empobrecimento das práticas nas escolas.
4 – Como deve ser o desenvolvimento de estágio a partir da práxis?
O desenvolvimento do estágio a partir da práxis deve ser como uma atitude investigativa, que envolve reflexão e intervenção na vida da escola, dos professores, alunos e sociedade, o estágio como pesquisa deve ser assumido como horizonte no projeto dos cursos de formação.
5 – Como ocorre a formação da profissão docente?
O estágio é via fundamental na formação do professor, podemos destacar três métodos: Através da perspectiva da prática como imitação de modelos, será a partir da observação, imitação, reprodução e re-elaboração dos modelos pré-existentes, deste modo os alunos