Artigo cientifico
Thiago Maciel Morais2
RESUMO: A literatura de um modo geral possui uma abordagem que possibilita ao seu leitor exercitar seu imaginário, a criatividade e senso crítico á respeito do texto lido. Logo, ao se tratar da literatura infantil estas características também devem ser trabalhadas, possibilitando á criança, uma aprendizagem mais rica de detalhes e condizentes com o ambiente em que vive. Dessa forma, o presente artigo tem como objetivo analisar este estilo literário através dos contos de fadas e a relevância que o mesmo possui no desenvolvimento deste pequeno leitor/ouvinte. Para isso o método utilizado é o bibliográfico, que através de estudos realizados por vários autores busca respaldo científico sobre o tema, podendo-se observar a importância do mesmo na área de educação. Onde o resultado obtido mostra que o incentivo da literatura infantil deve ser trabalhado e que o conto de fadas serve de mediador da criança com o mundo, auxiliando na construção de um ser humano mais critico, autônomo, com a formação de valores e morais iniciais condizentes com a realidade.
Palavras-chaves: Literatura infantil, contos de fadas, desenvolvimento.
INTRODUÇÃO
A criança, vista como um ser humano em constante processo de mudança necessita encontrar caminhos que pouco a pouco a ajudem na exploração que vai realizando do mundo ao seu redor. Seguindo este contexto, os contos de fadas e fábulas surgem como um suporte à estas dificuldades, porque trazem consigo noções do bem e mal, bom e ruim, feio e bonito, certo ou errado, com histórias que fogem da realidade, conseguindo trabalhar o inconsciente do pequeno ouvinte/leitor, auxiliando na sua formação de identidade, facilitando a ela o entendimento de valores básicos à conduta humana ou convívio social.
A literatura infantil então, ao trabalhar o lado cognitivo, afetivo, cultural e social, possui em suas obras literárias o intuito de promover a