questões sobre antiguidade oriental
1. Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?
(A) - A presença do deserto do Saara que favoreceu o estabelecimento de aldeias na região.
(B)- A existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano.
(C) - A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades.
(D)- O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.
__________________________________
2. Qual das alternativas abaixo apresenta características da sociedade do Egito Antigo?
(A) - O poder era concentrado nas mãos do faraó. A sociedade também era composta por sacerdotes, militares, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos.
(B) - Os escribas tinham muito poder na sociedade egípcia, mais do que o faraó, pois sabiam ler e escrever. Os sacerdotes tinham pouca importância social, pois a religião não era muito valorizada pela sociedade egípcia.
(C)- A maior parte da sociedade era composta por escravos, que apesar de serem comercializados como mercadorias tinham vários direitos sociais.
(D)- O faraó era eleito pelo povo egípcio para um mandato de 4 anos. Nas eleições egípcias todos podiam participar, menos os escravos e os camponeses.
__________________________________
3. Sobre a religião no Egito Antigo é falso afirmar que:
(A) - Os egípcios acreditavam na vida após a morte e, por isso, desenvolveram a técnica da mumificação.
(B) - Os egípcios não acreditavam na vida após a morte e seguiam uma religião monoteísta (crença na existência de apenas um deus).
(C) - Os egípcios acreditavam na existência de vários deuses (religião politeísta).
(D) - Na religião egípcia muitos animais eram considerados sagrados, como, por exemplo, gato, jacaré, água, serpente, etc.