Resenha livro curso de filosofia do direito.
LIVRO: CURSO DE FILOSOFIA DO DIREITO.
AUTOR: JOSÉ CRETELLA JÚNIOR.
O Direito desenvolve-se no decurso histórico de transformações humanas e na relação de causa e efeito. É de fundamental importância seu conhecimento para orientar o estudo da filosofia do Direito que interpretará toda a experiência acumulada das épocas passadas com conexão profunda entre a história e o direito.
A divisão histórica da filosofia apresentada no texto é divergente, já que propõe que enxergar a antiguidade apenas como uma preparação para o presente é um equívoco, apresentando a necessidade de dar especial atenção às descontinuidades, ou seja, o cenário histórico é paulatinamente dividido não somente sobre o critério cronológico, mas também sobre o critério material ou de conteúdo, pois dentro dos critérios políticos, sociais e cronológicos sempre coexistiram ideias antagônicas, filosofias irreconciliáveis, sendo preciso observar também a autonomia da evolução do Direito, pois dentro dum mesmo período coexistem vária tendências filosóficas. Mas, também existem pontos de convergência, já que se observa o desenvolvimento contínuo das concepções sobre o direito.
Creio que essa inversão na cronologia é especialmente útil, porque uma das ilusões típicas de uma aproximação contínua da história da filosofia é compreendê-la como uma linha de progresso, que parte da Filosofia do Direito Oriental e procede por acumulação até os dias de hoje, exagerando na visão de continuidade ou cronológica.
Mesmo assim, a metodologia utilizada para o estudo da filosofia do direito tem sido a tradicional, de natureza cronológica. Começa pela Filosofia do Direito Oriental, depois a Grega, na sequência a Romana, a Medieval, a Renascentista, a Moderna e a Contemporânea. Para este estudo será abordado apenas a Filosofia do Direito Oriental e da Grécia.
A exemplo da divisão histórica da filosofia do direito, o autor inicia pela Filosofia do Direito