Softwares
Trabalho de Sistemas Operacionais
Aluna: Suelem Estefany S. da Costa
Curso: Tecnologia em Sistemas de Informação
Turno: Noturno
Período: 2º semestre
Professor: Louzada
Softwares Aplicativos x Aplicativos Utilitários Os Softwares aplicativos são programas que cumprem alguma finalidade especifica para determinados grupos de pessoas ou interesses individuais. Uma empresa, por exemplo, poderá criar um software para controlar o número de empregados, seus endereços, etc. Existem vários tipos de softwares aplicativos:
Software corporativo, software proprietário, software padronizado, software aplicativo pessoal, suíte de aplicativos, software aplicativo para trabalho em grupo e ERP – Enterprise Resource Planning. Alguns exemplos de Softwares Aplicativos são editores de texto, gráficos, planilhas e gerenciadores de banco de dados.
Utilitários são programas utilizados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Sua utilização normalmente depende de licenças pagas, no caso da plataforma Windows, mas existem vários utilitários livres. Podemos incluir nos utilitários programas para compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, Overclock, limpeza de discos rígidos, acesso à internet, partilha de conexões, antivírus etc... ou seja, programas que auxiliam nas diversas tarefas ligadas ao gerenciamento, monitoramento ou otimização e manutenção do computador ou rede de computadores.
Software Livre
Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pelaFree Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Software Livre se refere à existência simultânea de quatro tipos de liberdade para os usuários do software, definidas