Softwares
Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objectivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.
Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador As Primeiras Linguagens de Programação Na edição anterior ilustramos a pré-história das linguagens de programação. Prosseguiremos abordando o surgimento das primeiras linguagens de programação que foram desenvolvidas após a introdução dos compiladores na década de 50. Programar, que era até então a actividade de mudar fios de local ou perfurar cartões, recebeu o auxilio de diversas linguagens que introduziram facilidades e recursos tornando assim a programação mais fácil e menos susceptível a erros. Assembly
Criada na década de 50, o Assembly foi das primeiras linguagens de programação a aparecer. Ela usa uma sintaxe complicada e "exageradamente" difícil, isto porque, antes da década de 50 os programadores de máquinas tinham que escrever instruções em código binário, qualquer coisa como:
0110010110011011010110011010111010110101... Para escrever uma instrução.
Na verdade, o Assembly foi criado para facilitar o uso dessa tarefa, mas é considerado uma linguagem de baixo nível, pois tudo o que o processador interpreta tem que ser descrito pelo programador. Assim o código acima seria "add EAX" em Assembly. Bastava apenas, depois de estar concluída a escrita do código, rodar o compilador e tínhamos o programa.
Vantagens: programas extremamente rápidos e pequenos.
Desvantagens: tempo de desenvolvimento lento e sujeito a erros; código preso a uma arquitetura
Fortran
Esta linguagem Fortran (Formula Translator) é uma