O papel da educação infantil
Queli Lopes Graciano da Costa
Prof. Monitora Marione Fernandes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED5601) –11/06/10
RESUMO
Este trabalho é referente as respostas obtidas a partir das questões elaboradas sobre o tema “O papel da educação infantil. Abordaremos aspectos questionadores como:
Palavras-chave:; Educação; Infantil; infância.
1 INTRODUÇÃO
Para melhor compreendermos este trabalho, vamos esclarecer que a função da Educação Infantil é a de preparar a criança para entrar na primeira série do Ensino Fundamental e não apenas para servir de apoio para a família que não tem tempo para se dedicar a ela. E, para que este ingresso seja bem sucedido, o professor da educação infantil deve desenvolver trabalhos que estimulem as habilidades cognitivas (cognitivo é a ação que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem).
Lisboa (2001, p.214) declara sua opinião sobre este assunto na seguinte citação:
“As tarefas das crianças pequenas nas creches e pré-escolas são muitas e de grande importância para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional, e o principal instrumento de que utilizam são as brincadeiras. Nesses locais, elas têm de aprender a brincar com as outras, respeitar limites, controlar a agressividade, relacionar-se com adultos e aprender sobre si mesmas e seus amigos, tarefas estas de natureza emocional. (...) O “fundamental para as crianças menores de seis anos é que elas se sintam importantes, livres e queridas.”
Confirmamos estas afirmações de embasamento teórico em nossa palestra com a professora Alexandra, onde ela relatou sua experiência na Educação Infantil e enfatizou que esta fase não se restringe ao aspecto social e afetivo, embora eles sejam de fundamental importância para garantir as demais