O papel da educação infantil
Flávia de Sousa Veras
Vaez de Oliveira Santos
Brasília – DF
Dezembro/2013
O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Flavia de Sousa Veras1
Vaez de Oliveira Santos2
RESUMO
O aumento do número de instituições de ensino com educação infantil, principalmente nos grandes centros do país, é derivado da vida moderna que introduziu a mulher no mercado de trabalho e promoveu mudanças na estrutura familiar. Para os pais, fica a dúvida se a escola de educação infantil é a melhor opção para a criança, ou se mantém uma tradição formada pelo tempo, em deixar seu filho com a avó ou tio por exemplo. A educação infantil tem um peso muito grande na vida escolar do ser humano, porque é quando a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar da escola ou não. A escola então, no seu papel aguça a curiosidade da criança e tem o dever de abrir as portas para o mundo e mostrar como ele é maravilhoso. Palavras-chave: educação infantil, pais, tradição, aprender.
Introdução A primeira escola não existe para trocar a babá ou só cuidar da criança enquanto os pais trabalham um dia inteiro. A escola de educação infantil vai muito além dessa situação, pois é na escola que a criança se habitua desde que entra nela que é o ambiente social mais importante depois da família. Os primeiros conhecimentos são as que mais marcam a pessoa, e quando são positivos, tendem a reforçar ao longo da vida as atitudes de autoconfiança, de cooperação, solidariedade e responsabilidade.
A Educação Infantil é uma etapa extremamente importante do aprendizado devido ao fato de os estímulos recebidos pelas crianças nos primeiros anos de vida definirem muito do seu sucesso escolar e do seu desenvolvimento.
Ela se caracteriza pela disposição do aluno de se socializar e ampliar as experiências a que terá acesso na escola, de modo que venha a ser capaz de responder às grandes questões sobre Deus, a realidade, a verdade, o conhecimento, o