O papel da família na educação infantil
Precisamos definir e entender o papel da família na vida escolar de uma criança. O projeto aqui proposto pretende pesquisar este papel em crianças que já ingressaram na Educação Infantil de escolas particulares na Zona Sul de Manaus. As crianças das escolas particulares tem uma base familiar totalmente diferente das crianças de escolas públicas, já que sua realidade financeira e condição social são diferentes. Desde os primeiros anos de vida, a criança começa a participar do processo de aprendizagem e o papel da família é fundamental.
2 PROBLEMA
Quando há um bom relacionamento entre a família e a escola, muitos problemas podem ser solucionados, e é nos primeiros anos de vida escolar que essa parceria se faz necessária. Como a escola pode contar com essa ajuda familiar sem que a mesma interfira no processo de aprendizado das crianças no contexto escolar?
3. JUSTIFICATIVA
O presente projeto se justifica, pela necessidade de demonstrar, que desde os primeiros anos de vida, a criança começa a participar do processo de aprendizagem: através de suas primeiras palavras, seus gestos e ações ela se comunica com o meio. Do laço familiar surge a base do comportamento infantil de livre expressão, pois ela tende a imitar aqueles que a rodeiam. Tal processo expandir-se-á a partir do momento que a criança começa a freqüentar a escola, assim, modificar-se-á gradualmente, aumentando seu conhecimento. Partindo do pressuposto de que a escola é a extensão do lar, podemos dizer que esta deve intensificar a interação entre a criança e a família, o que favorecerá o processo educativo e a formação dos indivíduos. O trabalho da família integrado à escola torna-se essencial para que ambos falem a mesma linguagem, auxiliando na aprendizagem da criança. Na maioria dos casos observa-se que na educação infantil em escola particular, a família não ver a escola como um lugar de aprendizado, mas sim como um lugar onde podem