A relação instituição familiar x instituição educacional: formando a criança cidadã no contexto da educação infantil
O conhecimento adquirido através das experiências profissionais vivida na Educação Infantil está sempre imbuídas de uma constante preocupação: a importância da relação família e escola, na educação e formação cidadã do sujeito criança. Estas reflexões e inquietações norteiam o dia-a-dia da creche, percebe-se que muitas vezes não ocorre uma relação contínua e progressiva entre a escola e a família, consequentemente sendo prejudicial na construção de conhecimentos e práticas a serem aplicadas na instituição escolar, neste caso, mais especificamente na Educação Infantil. Perante essa situação indaga-se sobre a melhor maneira de resolver ou amenizar esta situação sendo que a relação entre estas duas instituições sociais vêm sofrendo mudanças sócio-históricas e sociais. Enfim, esses questionamentos culminaram na elaboração dessa pesquisa, que tem como tema A RELAÇÃO INSTITUIÇÃO FAMILIAR X INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL - formando a criança cidadã no contexto da Educação Infantil, a qual pretende delinear visões de alguns teóricos acerca: da história da família quanto às mudanças e diferenças na estrutura no núcleo familiar e a criação da Educação Infantil no Brasil; como procede a relação entre a família e escola; a importância da relação família e escola, e como estas duas instituições são responsável conjuntamente pela educação e formação cidadã da criança.
Palavras-chave: Família. Educação Infantil. Relacionamentos. Criança cidadã.
1 INTRODUÇÃO
Ao de relatar os conhecimentos adquiridos sobre o tema, serão apresentados os procedimentos que nortearam esta pesquisa, com a finalidade de esclarecer a origem dos conceitos que serão abordados.
O artigo consiste num estudo de natureza qualitativa, dada a preocupação em verificar como vem se construindo a relação família e escola. Para realizar este estudo, foi feito um levantamento bibliográfico através das seguintes técnicas: seleção bibliográfica, leitura analítica, fichamento e análise comparativa.
A pesquisa