egito
São analisados por ele, características referentes as Memórias antigas à memória de guerras, as estratégias e praticas. Bem como à memória dos acontecimentos e o relato histórico.
Quando aborda as Praticas antigas, analisa o estudo das moedas, que por sua vez, constituem uma especificidade “a numismática” (p 50). É observado por ele, a preocupação de Plutárcio, com a passagem do verso em prosa. Assim como as praticas curativas, que são associadas por Plínio á mulher.
Abordando características, acerca do Sentimentos, aponta a contribuição de Píndaro sobre a sabedoria. Questiona-se acerca dos espetáculos gladiatórios, que por sua vez são descritos por Sêneca, de maneira negativa.
Em Reflexões, aponta a função da visão e da audição citados por Platão. Bem como “a preocupação educativa de Isócrates” que é “eminentemente prática” (p 83).
Quando trata as Expressões, aponta aspectos sobre as leis e política antiga.
Quando trata os Poderes, analisa características sobre as constituições, leis e o uso da tortura, apontados por Quintiliano.
Quando aborda os Espaços, observa s questões do comercio descritos por Estrabão sobre Alexandria.
Quando aborda Experimentos, observa a ironia de Luciano em relação aos deuses. E uma nova realidade política, para as cidades, contidas em uma “Carta de Alexandre aos habitantes de Quios” (p 134). Assim como as reformas de César e sua significância.
Seu final autores gregos e latinos, documentação arqueológica, inscrições e papiros gregos e inscrições latinas.
Em síntese este livro analisa questões referentes a Antiguidade Clássica, a história e cultura a partir dos documentos. Seu livro nos proporciona conhecer aspectos referentes a historia