Questões sistemas evolutivos
1) O que é luto?
O luto pode ser definido como um conjunto de reações diante de uma perda, que deve ser valorizado e acompanhado gradualmente como parte da saúde emocional, pois envolve uma sucessão de quadros clínicos que se mesclam e se substituem. O processo de luto pode ser entendido como a expressão dos sentimentos decorrentes da perda, a qual se demonstra a partir de três fases: choque, desejo, desorganização e reorganização, onde se aprende que a morte deve ser tornada real e possibilita estabelecer novas concepções sobre o mundo. Vale ressaltar que as fases não ocorrem de maneira linear e que o processo de reorganização do enlutado frente a perda depende de suas características da personalidade, do histórico de convívio que teve com o falecido, dos mecanismos de defesa psicológico e da resiliência. Assim para que o processo de luto seja bem elaborado o enlutado deve se reapropriar gradualmente da energia direcionada ao falecido dando inicio a novas atividades de vida para que o sentimento em relação a perda se transforme em saudade.
3)No livro “O que é morte?” (Maranhão, 1987), o autor expõe sua visão histórica do processo de morrer, a desigualdade dos homens perante a morte, a humanização da morte e aponta que o homem é um ser-para-a-morte. Este autor comenta ainda sobre a distanásia, a eutanásia positiva e a eutanásia negativa. Defina cada uma delas.
Distanásia é o nome dado a uma morte difícil, dolorosa e sem dignidade, prolongando a todo o custo a vida de um enfermo sem esperanças humanas de recuperação. Já eutanásia significa “morte feliz”, ou seja, é um termo usado para designar a prática que acelera ou provoca a morte do enfermo, a pedido do mesmo ou de uma terceira pessoa. Pode-se dividir a eutanásia em positiva ou negativa, na eutanásia positiva ou ativa a morte do paciente é causada por um recurso letal, já na eutanásia negativa ou passiva há a omissão ou interrupção dos cuidados médicos que provavelmente prolongariam a vida do