modelo evolutivo
Modelos de processo de software.
Modelo Evolutivo
Engenharia de software é uma área da engenharia que trata dos aspectos de produção de software. Seu objetivo é estabelecer uma abordagem de desenvolvimento, através de ferramentas técnicas apropriadas dependendo do problema a ser abordado, considerando restrições e recursos disponíveis.
Software: São programas de computador e documentação associada que podem ser classificadas em:
. Sistemas genéricos: que podem ser vendido a qualquer pessoa que queira compra-los. . Sistemas específicos: que são encomendados por um cliente para uma determinada função.
A engenharia de software é uma disciplina que reúne processos, métodos e ferramentas e tem como princípios.
. Formalidade: para criar produtos mais confiáveis
. Abstração: identificar aspectos importantes ignorando detalhes.
. Decomposição: dividir o processo de criação em atividades específicas, para diferentes profissionais.
. Generalização: desenvolver um software genérico que possa ser reutilizado em outra solução.
. Flexibilização: As modificações no projeto devem ser executadas com facilidade. A economia de todos os países depende do uso de software e cada vez mais o controle dos processos tem sido feito por software, atualmente os custos de software superam os custos de hardware pesquisar mostram que 60% dos custos
são para o desenvolvimento e 40% para testes. A manutenção de software é onde se tem os maiores gastos, principalmente em sistemas de vida longa.
Modelos de processo de software
É a apresentação simplificada de um processo de software. Especificam as atividades e a ordem em que de acordo com o modelo a ser seguido devem ser executadas, produtos de software podem ser construídos utilizando-se de diferentes modelos de processo, alguns modelos são mais adequados que outros para determinados tipos de aplicação, a opção por um determinado modelo deve ser feita levando-se em consideração o