Escopo e tempo
A utilização de protótipos para a coleta de requisitos (prototipagem) é uma técnica usada numa grande variedade de casos, nomeadamente quando necessitamos de obter rapidamente informações específicas sobre os requisitos de informação do utilizador. Nos últimos anos tem sido usado com êxito em projetos de desenvolvimento de produtos ou sistemas de software, quando se pretende manter o utilizador envolvido no projeto ou como forma de disponibilizar mais rapidamente algumas das funcionalidades do sistema. Um protótipo é um modelo do produto final. Permite avaliar as reações do utilizador, ao produto que está a ser criado, facilitando a identificando dos requisitos do produto. Pode igualmente ser usado para a realização de testes de funcionalidades, segurança e qualidade.
Sendo algo que o utilizador pode ver e experimentar, o protótipo permite que os utilizadores experimentem algo que se aproxima do produto final em vez de se limitarem a discutir representações abstratas dos requisitos.
Os protótipos, nomeadamente os protótipos incrementais, suportam o conceito de desenvolvimento ágil e incremental, na medida em que recorrem a um processo de desenvolvimento baseado em ciclos iterativos de criação de modelos cada vez mais próximos do produto final, experimentação por parte dos utilizadores, coleta de opiniões e de requisitos a introduzir nos ciclos de desenvolvimento posterior.
Este tipo de protótipo é também uma ferramenta muito útil para ajudar o cliente a prioritizar as diversas funcionalidades.
Tipicamente o recurso a protótipos permite capturar os seguintes tipos de informação:
Reações iniciais do utilizador: Como o utilizador se sente em relação ao sistema que está a ser desenvolvido. As reações ao protótipo podem ser obtidas através da observação, entrevistas, questionário ou relatório de avaliação;
Sugestões do utilizador para melhoria: A utilização de um protótipo torna mais