Questões - fertilização in vitro
Questões – FIV 1. Você é o embriologista responsável pelo processo de fertilização in vitro de um centro de reprodução humana. Ao receber os gametas de um casal, você percebe que o fluido folicular não foi coletado, fato que pode comprometer de alguma forma o processo de FIV. Que estratégia você lançará mão para que o casal não seja prejudicado e não comprometer o prestígio do instituto?
O fluido folicular oferece a possibilidade de encontrar marcadores que permitam melhor seleção de oócitos e embriões nos ciclos de fertilização in vitro; devido à falta do fluido folicular, os espermatozóides não sofrem o processo de capacitação e não conseguem fecundar oócito por si mesmo. Num caso como este, o melhor processo a ser utilizado seria o ICSI - intra cytoplasmic sperm injection, em que o espermatozóide é injetado no oócito com o auxílio de uma micropipeta, garantindo a fecundação.
2. Um casal procura o centro de reprodução humana pois há três anos não obtém sucesso quanto à gravidez. O resultado do espermograma indica normalidade em relação ao número e motilidade espermática. Em relação à morfologia do trato reprodutor feminino também não se encontra alterações consistentes com o quadro. Quais as possíveis causas da infertilidade e que técnica de reprodução assistida você sugere ao casal?
A infertilidade pode ser causada pelo excesso de muco cervical uterino, que impede os espermatozóides de entrarem na cavidade uterina, ou pela acidez elevada do pH vaginal que não permite a sobrevivência dos espermatozóides; neste caso, o processo de Inseminação Intrauterina (IIU), em que os espermatozóides são depositados através de um cateter que transpassa o colo do útero, seria recomendado. Se a infertilidade for causada por distúrbios hormonais ou de ovulação, deve ser feito um controle da com uso de medicamentos para determinar o dia da ovulação, para que o sêmen seja coletado e preparado e seja feita a inseminação. A