Bio tica
• Bioética (grego: bios, vida + ethos, relativo à ética)
O que é?
Bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas originadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia.
• A bioética, portanto, tem uma forte ligação com a filosofia, pois discute as questões éticas e considera a responsabilidade moral dos cientistas em suas pesquisas e práticas.
Temas polêmicos:
Aborto
Eutanásia
Transgênicos
Produtos transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGM), são aqueles em cuja matéria-prima foi introduzido um novo gene ou fragmento de DNA.
O processo é conduzido para que o alimento desenvolva uma característica em particular, como mudanças em seu valor nutricional ou resistência a determinados pesticidas.
Posicionamentos:
Contras
- Até onde vai o direito humano de alterar a natureza? - Intoxicação de espécies animais e vegetais por componentes de transgênicos;
- A ocorrência de alergias, intolerâncias alimentares e outros problemas fisiológicos;
- Possível monopolização da agricultura nas mãos de grandes empresas, prejudicando a agricultura familiar;
Prós
- Estes alimentos são mais produtivos e resistentes;
- Reduzem o uso de pesticidas;
- Podem acabar com o problema da fome no mundo;
Fertilização In-Vitro
A técnica de fertilização in vitro (FIV) foi iniciada em 1984 com o nascimento do primeiro "bebê de proveta", no Brasil.
Desde então, o desenvolvimento tecnológico tem proporcionado taxas de sucesso progressivamente maiores, garantindo o sucesso na realização do sonho de muitos casais.
Na fertilização “in vitro”, o óvulo feminino é fecundado por espermatozóides fora do corpo da mulher, sendo, depois de fecundado, implantado no seu útero.
Ao contrário do que muitos pensam, fertilização in vitro não é a mesma coisa que inseminação artificial, pois nesta última a fecundação do óvulo é feita dentro do útero da mulher, diferente, como dito