Resenha do filme menina de ouro
O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização, quando um gameta masculino se une ao gameta feminino para formar uma única célula o zigoto. O zigoto contém os cromossomos e os genes derivados da mãe e do pai. O zigoto unicelular dividi-se muitas vezes e transforma-se, progressivamente, em um ser humano multicelular, através de divisão, migração, crescimento e diferenciação das células.
Primeira Semana de Gestação
O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização, mas vários eventos importantes acontecem antes da união do ovócito com o espermatozóide. Os ovócitos são produzidos pelo ovário e dele são expelidos durante a ovulação. As fímbrias da tuba uterina varrem o ovócito para a ampola, onde ele será fertilizado. Os espermatozóides são produzidos nos testículos e são armazenados no epidídimo. A ejaculação do sêmen durante o intercurso sexual resulta no depósito de milhões de espermatozóides na vagina, em torno do orifício externo do útero.
Várias centenas de espermatozóides passam pelo útero e entram nas tubas uterinas. Muitos deles circundam o ovócito secundário se ele está presente. Quando um ovócito é penetrado por um espermatozóide, ele completa a segunda divisão meiótica. Como resultado, um ovócito maduro e um segundo corpo polar são formados. O núcleo do ovócito maduro constitui o pronúcleo feminino.
Após a entrada do espermatozóide no ovócito, a cabeça do espermatozóide se separa da cauda e aumenta de volume para formar o prónucleo masculino. A fertilização completa-se quando os prónucleos se unem e os cromossomas paterno e materno misturam-se durante a metáfase da primeira divisão miótica do zigoto. À medida que o zigoto passa ao longo da tuba em direção ao útero, sofre a clivagem(uma série de divisões mióticas), que forma várias células menores os blastômeros. Cerca de três dias após a fertilização, uma bola de 12 ou mais blastômeros(mórula)entra no útero.
- Embrioblasto, que dará origem ao embrião e a alguns tecidos