questões de política
1) O que é Estado?
O Estado é uma Instituição humana criada para proteger o próprio homem. Segundo os antigos teóricos como Locke, o Estado nasceria da necessidade da garantia das liberdades individuais, como a propriedade privada, etc.
2) Discorra sobre os elementos do Estado
- População: São os indivíduos que compõem este Estado. Podemos dizer que esta população necessita de possuir um sentimento/ identidade comum, como a língua, religião etc. que a faz de nação.
A nação é o último estágio para se tornar um Estado, mas entre os dois termos há uma diferença enorme, pois nem sempre o Estado possui um sentimento de nação, v.g, o ex-império Austro- Húngaro, onde havia vários povos subjugados pelo mesmo poder e jurisdição.
E o de nação, e estes são vastos, como a nação curda, que permanece ainda hoje brigando pelos seus direitos nos países do Oriente Médio.
- Território: espaço geográfico onde reside determinada população. É limite de atuação dos poderes do Estado.
- Soberania: é o exercício do poder do Estado, internamente e externamente.. A essa autodeterminação do Estado dá-se o nome de soberania.
-Finalidade: fim do Estado é o bem comum.
3) Construa um texto argumentativo, enfocando homem, sociedade e Direito.
O homem sozinho não conseguiria sobreviver em meio as adversidades que o ambiente natural oferece, pois nossas limitações no campo biológico nos fariam perecer, por isso a nossa tendência natural foi o agrupamento de pessoas.
Este agrupamento de pessoas que podemos chamar de família foi uma das bases para o desenvolvimento dos clãs que se formou a sociedade. Como afirmava Aristóteles ‘o homem é um animal político’. Somente através da política, que é o diálogo entre iguais nas polis gregas, mas especificamente em Atenas, que se dá na sociedade, poderia desabrochar ‘a virtude das virtudes’: A justiça.
A justiça (diké) em Aristóteles é um conjunto de várias formas, mas uma delas ainda permanece intacta em nosso