fascismo
O início do fascismo na Itália
Exatamente fundado no dia 23 de março de 1919, Inicio Mussolini este movimento em uma reunião que acontecia na cidade de Milão. Estavam entre os fundadores alguns líderes revolucionários sindicalistas, como Agostino Lanzillo e Michele Bianchi. Com a consequente organização, em 1921 eles iniciaram um programa que exigia que a república separasse a Igreja do Estado. Além disso, eles queriam a criação de um exército nacional e um imposto progressivo para heranças e o desenvolvimento de cooperativas.
Logo após a Primeira Guerra Mundial a classe média italiana se encontrava amedrontada e ansiosa no que dizia sentido as questões econômicas, política e cultural. Neste momento Mussolini aproveitou deste medo que o Capitalismo estava trazendo potencializou a disseminação das ideias Fascistas.
Se de um lado o Fascismo falhava na tentativa de expor um programa coerente, do outro ele evoluía no que dizia respeito a um novo sistema político e econômico, que trazia uma combinação de corporativismo, totalitarismo, nacionalismo e anticomunismo buscando mostrar a união de todas as classes em um único sistema. Ele parentava querer trazer de volta o glorioso passado romano atrelado a uma utopia futurista.
Os fascistas chegam ao poder
Em maio de 1921, a associação nacionalista que havia sido fundada transformou-se em