Estruturas Emergente, Virtual
Estruturas Virtuais
Este tipo de empresa baseia-se fortemente na Tecnologia da Informação e apresenta uma estrutura e uma série de atributos que a diferenciam das empresas estruturadas tradicionalmente. As mudanças ocorridas nos mercados, principalmente a partir dos anos 90, obrigaram a muitas empresas a adotar profundas mudanças na sua estrutura organizacional e nos processos, e a se utilizarem, de forma crescente, das tecnologias de informação para darem apoio e suporte ao gerenciamento dessas estruturas e processos.
Esta situação se propiciou a utilização e o desenvolvimento de estruturas tais como as da Empresa Virtual. Ela aparece como uma alternativa de estrutura empresarial capaz de dar às empresas a flexibilidade tão necessária neste cenário em mutação.
Uma empresa sem a infraestrutura física tradicional tem sido a solução de muitos empreendedores que iniciam um novo negócio. Todo empresário quando pensa em abrir um negócio avalia os custos e despesas que terá em montar uma sala e toda a mobília e serviços que esta consumirá, uma tradição em todos os segmentos da economia em todo mundo.
Muitos empreendedores estão apostando na possibilidade de não montar uma sala para a empresa, pois projetos fixos em matriz física geram custos fixos que muitas vezes são impossíveis de serem mantidos: aluguel, luz, água, etc. Ao invés de abrir uma empresa numa sala, registra-se a empresa e executa-se as suas tarefas em locais remotos interligados pela internet, visitando a empresa do cliente, e quando necessário alugando por dia/hora uma sala para recepcionar os clientes. Essas são conhecidas como Empresas Virtuais.
Clientes de grande porte, em virtude da falta de tempo de seus gestores, preferem ser visitadas pelos prestadores de serviços, em muitas situações, ter uma sala, para um pequeno empreendedor e prestador