Questões de ciencia politica
01. Conceitue as teorias que explicam Estado e Direito.
As teorias que explicam Estado e Direitos, são as teorias monista, pluralista e paralelismo. Para os monistas só existe o direito estatal, pois eles não admitem a idéia de qualquer regra jurídica fora do estado, também dizem que Estado e Direito se confundem em uma só realidade. A teoria monista também pode ser conhecida como estatismo jurídico.
Teoria pluralistica é o contrário da teoria monista, pois segundo os pluralisticos Estado e Direito não se confudem, são duas realidades distintas, afirmam também que o Direito é criação social , não estatal. A teoria pluralistica também pode ser conhecida como dualista.
E por ultimo a teoria paralelismo que diz que Estado e Direito são realidades distintas, porém interdependentes. Essa teoria procura solucionar as teorias monista e pluralismo, ela adotou a concepção racional da graduação da positividade júridica.
02. Diferencie as teorias matriarcal e patriarcal sobre a genese do poder político.
A diferença entre teoria matriarcal e patriarcal é que a teoria matriarcal sustenta que a primeira organização familiar teria emegido da autoridade materna e já a teoria partriarcal sustenta que o poder político é derivado de um núcleo familiar onde a autoridade suprema é do ascendente mais velho.
03. Faça a diferença sobre soberania externa e interna.
A diferença entre as duas é que soberania interna representa o poder que o Estado possui, ou seja uma autoridade suprema, no sentido que sua vontade sempre ira predominar sobre todoas as vontades dos inviduos com que se relacionou dentro do território, e é a mais alta autoridade que existe dentro do territorio Estado. E soberania externa se manifesta nas relaçoes internacionais dos Estados, ela implica para o Estado soberano a exclusão de toda subordinação, ou seja de toda dependencia a respeito dos Estados estrageiros.
04. Considerando as relações do Presidente do 1° ministro com o