Ciencias politicas-questões
CIÊNCIAS POLÍTICAS
1-O que são as teorias contratualistas:
São teorias preocupadas em apontar a origem do poder do Estado, sua base legal, na tentativa de desvinculá-lo da divindade cristã, e apoiá-lo na legitimação dada pela sociedade que deverá constituí-lo. Para isso, partem do princípio de que o homem, antes de qualquer outra forma de sociabilidade, desfruta de direitos naturais, que é a liberdade de usar o próprio poder, da maneira que quiser, com fim de preservar sua vida natural e perpetuá-la. Não sendo possível estabelecer uma sociedade organizada e segura, na qual cada um tem o direito de fazer o que bem entender, no momento que achar adequado, sem levar em consideração o que os outros pensam, onde, desta maneira, ninguém seria livre, faz-se necessário eleger um líder, em quem os poderes dos indivíduos membros da sociedade vão ficar concentrados, com a responsabilidade de garantir que todos possam usufruir de uma liberdade, limitada, porém garantida.
2-Que tipo de soberania decorre do contrato hobbesiano?
Thomas Hobbes defende um representante da sociedade soberano, com poderes ilimitados, que fossem transferidos por cada indivíduo da sociedade a ele, de forma que o poder desse líder seja legítimo, a ponto de não ser questionado nem pelos próprios súditos. Esse soberano poderá prescrever leis, escolher conselheiros, julgar, fazer a guerra e a paz, recompensar e punir. O poder deve ser exercido através do uso da força, pois somente com coerção haverá obediência e respeito às regras.
3- Leia o texto complementar da página 213, Leviatã, e responda:
a) A partir dos fragmentos 1 e 2, o que caracteriza o estado de natureza para Hobbes e qual a necessidade do contrato?
Para Thomas Hobbes, o estado de natureza representa a desordem na sociedade, a insegurança, a individualidade, na medida em que cada um dirige seus próprios negócios, sem garantia de cooperação entre os indivíduos,