Politica questoes
Nozick
5.1
O liberalismo político teve suas raízes na luta contra o poder absoluto da monarquia na Inglaterra no séc. XVII. Essa luta foi por distribuir o poder entre grandes proprietários de terra, únicos que podiam ocupar as cadeiras do Parlamento Inglês. No sec. XIX liberalismo e democracia estavam em campos opostos, os liberais por exemplo eram contra a participação popular nas decisões politicas.
5.2
No aspecto cultural, o liberalismo tem seus princípios relacionados com a liberdade de opção sexual e de usos e costumes, opondo-se ao conservadorismo. No plano jurídico pode-se pensar que como a ideologia liberal atua como sustentadora do capitalismo, o respeito às leis é fundamental, devendo ser respeitados, visando ou nao a justiça social. Como as leis eram criadas pelos seus representantes, nas Assembleias Legislativas, seus objetivos estavam sempre atrelados à defesa do desenvolvimento capitalista livre de limites.
5.3
Duas guerras mundiais, exacerbado crescimento e um certo grau de politização da classe operaria, Revolução Russa, a crise de 1929, juntamente com as reinvindicações dos trabalhadores organizados promoveram o surgimento do Estado Camaleônico. Devido à sua metamorfização, com vista a manter o capitaneado pelos interesses das classes dirigentes. A mudança da cor do camaleão diante de seus possíveis inimigos para manter-se vivo, exemplifica bem o ocorrido com o Estado Capitalista. Criaram leis trabalhistas , politicas sociais e o Estado intervia nos assuntos. (politicas social democratas). Nozick era contra
5.4
1- Mão invisível: sociedade é autocontrolada/leis do mercado controlam a vida, desprovidas de intencionalidade.
2- Acordos individuais que geraram o Estado (agências de proteção – direitos de Lock). Processo lento.
3- Individualismo (não devem/precisam se preocupar com a sociedade). Tributos: se sacrificar injustamente.
4-Desigualdade econômica é boa, pois gera concorrência (fazendo com que todos deem o melhor