Fundiçao
"A fundição não encontra paralelo com outros processos de conformação pelo fato de que, em muitos casos, é o método mais s imples e econômico e, em outros, o único método tecnicamente viável de se obter uma determinada forma sólida" (V. Kondik)
Dentre os processos de fabricação, a fundição se destaca por permitir a produção de peças com grande variedade de formas e tamanhos (ex.: sinos, âncoras, tubulações, implantes ortopédicos, bloco de motor, miniaturas, etc.); peças de extrema responsabilidade como as que se destinam à industria aeronáutica e aeroespacial (palhetas de turbina, por exemplo) e peças banais (bueiros, bancos de jardim). A produção pode ser unitária (jóias, implantes e peças artísticas) ou seriada, voltada principalmente para as indústrias mecânica e automobilística. É lógico que toda essa variedade é obtida não com um único processo e sim escolhendo-se, dentre os processos disponíveis - o que melhor se adapta às exigências do cliente e produz o lote encomendado com o mínimo custo dentro do prazo estipulado.
BASE DOS PROCESSOS
O metal líquido é vazado num molde, cuja cavidade corresponde ao negativo da peça que se deseja obter. Para se construir um molde em areia é necessário primeiramente se fabricar o modelo (adaptação do desenho da peça) e os machos, caso existam furos ou partes ocas. Numa primeira abordagem podemos dizer que o modelo é fabricado em madeira e o molde e o macho em areia. Dessa forma, a partir de um modelo podemos fabricar n moldes, cada molde dando origem a uma peça fundida.
Paralelamente à fabricação do molde, o metal é convenientemente fundido. Após vazamento e solidificação, a peça é retirada do molde, com forma próxima à final precisando apenas passar pelas etapas de acabamento: corte de canais; rebarbação; usinagem; tratamento térmico e soldagem (opcionais); controle de qualidade final e expedição. Mais a frente serão mencionados outros tipos de modelos e de moldes.
[pic]
Duas formas de