Questão social
Histórico da instituição: origem, cultura organizacional, símbolos entre outros: O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos, indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio-familiar é também “porta de entrada” dos usuários a rede de proteção social básicas do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). O Centro de Referência da Assistência Social desenvolve seu trabalho diretamente com famílias e indivíduos particulares em seu âmbito comunitário, de forma a orientar o convívio sociofamiliar e comunitário. Estes Centros exercem serviços de proteção social básica, coordenam e organizam a rede de serviços socioassistenciais da Política de Assistência Social.
Finalidades:
Tendo como o principal Serviço ofertado, à Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Cuja execução é obrigatória e exclusiva de caráter continuado, o mesmo consiste no desenvolvimento por meio de serviços, ações e projetos socioassistenciais que visa fortalecer proteção às famílias, prevenindo o rompimento de vínculos com o propósito de garantir o acesso aos direitos sociais e a prevenção das situações de riscos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida.
Objetivos:
A instituição tem o propósito de promover os acompanhamentos sócios assistenciais de famílias em determinados territórios; pontecializar família como unidade de referência fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; contribuir para o processo de autonomia emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; desenvolver ações que envolvam diversos setores com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações e atuar de forma preventiva, evitando que as mesmas tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.
Demandas