questão social
Alguns autores afirmam que Questão Social e um “conjunto de expressões" das desigualdades da sociedade capitalista madura” sob pressão da classe explorada,
Martineli (2000:63)explica o conceito de Questão Social como sendo a expressão concreta das contradições entre o capital e o trabalho no interior do processo capitalista.
Já segundo Telles é um ângulo pelo qual as sociedades podem ser lidas descritas e problematizadas em sua história, em seus dilemas e suas perspectivas futuras. (TELLES 1996:85) sendo assim pode-se afirmar que Questão Social é a materialização da contradição capital versus trabalho na vida das pessoas, em outras palavras, para que algumas pessoas enriqueçam existe a exploração de várias pessoas que tem seu direitos violados.
2.No final do século XX, sobretudo após a década de 1970, as transformações se aceleraram e tomaram forma de fenômeno mundial (global). Diante de uma crise mundial da economia, a partir do ano de 1973, as idéias neoliberais começam a ganhar terreno e os estados capitalistas passaram a adotar uma série de medidas econômicas, visando conter a crise. O Estado vai se configurar como neoliberal. No mundo do trabalho, também ocorre uma série de mudanças. Todas essas mudanças, juntas, demarcaram uma experiência até então nunca vista. Pela primeira vez, o capitalismo conseguiu o feito de se tornar predominante.
Diante dessas mudanças, a questão social vem sofrendo transformações em suas