Questão social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentado refere-se a um trabalho interdisciplinar, fundamentado no conteúdo das disciplinas do primeiro semestre. O presente trabalho possui como objetivo uma análise a respeito da questão social no Brasil que é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade, surgiu no século XIX na Europa e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estava em pobreza crescente.
A proposta inicial das políticas sociais no país era uma tentativa de suprir as necessidades e as reivindicações da classe operária, e de diminuir as expressões da questão social. A questão social é muito vinculada com a desigualdade social que acabou propiciando a criação do terceiro setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e os pedidos por mudanças na política.
O profissional que lida diretamente com as questões sociais é o assistente social que trabalha na tensão entre a desigualdade e a rebeldia e resistência. A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, seqüestros, violência e problemas que causam desiquilíbrios no clima político e social brasileiro. Muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade do governo, porém os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza, sendo que a pobreza é vista como uma causa individual, que deve por isso ser de reponsabilidade de cada um.
A grande expectativa é que esse trabalho seja de uma certa forma importante para o processo de aprendizagem e que contribua para a formação profissional
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil tem em sua essência um