contabilidade
Hendriksen e Van Breda (2007). Ativo são reservas de benefícios futuros, onde esse beneficio e controlado pela empresa, resultante de eventos passados no que se espera geração de benefícios econômicos.
Peres e Famá (2006). Ativo é considerado os bens e direitos de uma entidade somente em moeda, o ativo e capaz de ser um dos elementos mais importantes da empresa pois é dele que a empresa tem uma visão econômica financeira.
Goulart (2002). Concluiu que os profissionais da área contábil não sabiam que a principal característica do ativo era o de benefícios futuros (entradas de caixa ou redução de saída no caixa).
O conceito de passivo e que tudo que foi conquistado como um beneficio do ativo, gerou uma obrigação, ou seja, tudo que conseguido com muito sacrifício terá um beneficio para a empresa, porem tudo aquilo que e conquistado e preciso pagar um preço.
Como exemplos: Sprouse e Moonitz (1962). Usa a teoria que a obrigação do passivo é gerada para se obter bens no ativo, e a decorrência disso é que as obrigações deverão ser liquidadas ao longo do tempo.
Hendriksen e Breda (2007). Considera que uma obrigação deve existir no presente e não no futuro, ou seja, tudo aquilo que é conquistado como bens e serviços a empresa precisa liquidar essa divida, e não deixar para o futuro,a empresa não sabe qual será o seu faturamento no seguinte mês, então para que não tenha nenhuma perda o correto é a empresa comprar e já pagar.
A definição de receitas esta ligada a todo tipo de serviço que a empresa faz, seja ele o prestador de serviço ou comercio. Para Hendriksen e Van Breda as receitas são todas as entradas e alguns tipos de aumentos que entrao não ativo, é todo dinheiro que a empresa se empenha em conquistar.
Para Niyama e Silva (2008). O aumento do