questão religiosa
RESUMO
O Papa Pio IX escreve a bula SYLLABUS onde pede para os padres do Brasil cortar relações com a maçonaria, dois bispos um de Olinda e o outro do Recife acatam a ordem do papa e acabam presos por determinação de D. Pedro II que não da o beneplácito para a bula papal gerando uma crise entre igreja e monarquia.
Palavras-chave: Monarquia. Republica. Igreja.
1 INTRODUÇÃO
Para compreendermos um pouco mais sobre os assuntos que foram importantes para a formação da nossa república precisamos nos situar em relação a fatos que ocorreram por detrás do nascimento de uma gigantesca nação. A questão religiosa foi um fato no qual não contribuiu diretamente para que a república nascesse, mas teve sua importância ao se posicionar contra a maçonaria e gerar uma discussão entre igreja e monarquia. Os dois bispos que acataram a ordem do Papa foram importantes peças nesse cenário de construção.
2 A QUESTÃO RELIGIOSA NA PROCLAMAÇÃO DA REPUBLICA
A igreja diretamente não contribuiu diretamente para a proclamação da república, isso se da devido ao rompimento entre igreja e maçonaria onde o papa PIO IX escreve a bula SYLLABUS onde proíbe a maçonaria no Brasil, não acatando a ideia D. Pedro II não da o beneplácito para bula e prevê penas para quem não a cumprisse. Dois bispos um de Olinda e o outro do Recife se opuseram as ordem de D. Pedro II sendo presos e condenados a 4 anos de prisão e trabalhos forçados, mais tarde sendo anistiados graças a intervenção do Duque de Caxias. FIGURA 1—PAPA PIO IX.
2.1 O PADROADO RÉGIO
O padroado régio foi criado pela igreja católica através de um tratado impulsionado pelo Papa Calisto III entre a igreja e os reinos ibéricos da Espanha e Portugal. A coroa desses dois reinos era responsável pela administração da igreja em seus territórios, o rei nomeava bispos, padres e construía igrejas sendo aprovado depois pelo Papa.