Questão Agrícola e Agrária - BR
A agropecuária no Brasil apresenta duas fases: agronegócio que é a fase da modernidade e da elevada produtividade, ficando entre as mais competitivas do mundo. A outra fase se caracteriza pela miséria dos trabalhadores rurais que perdem seus empregos e suas terras e tornam-se incapazes de prover a própria subsistência.
- A produção agrícola brasileira e o agronegócio
A safra brasileira de grãos e as exportações de carne bovina, suína e de frango, tem registrado recordes nas três ultimas décadas.
O Brasil tem um dos maiores rebanhos bovinos do mundo e várias medidas foram tomadas para melhorar a qualidade do gado e evitar doenças.
Entre os produtos agrícolas, destacam-se no Brasil a soja, laranja, cana-de-açúcar, café, algodão e arroz.
A questão da terra no Brasil
O Brasil é um dos países com pior distribuição de terras da América, apesar de ser um país de dimensões territoriais gigantescas.
A distribuição de terras apresenta um contraste alarmante, embora tenha havido aumento de assentamentos agrícolas na década passada.
A elevada concentração de terras é pela ocupação ilegal, conflitos violentos e principalmente leis que regulamentam a posse de terra e a propriedade da terra no Brasil. A prática da ilegalidade se deve à criação de documentos falsos, em nome de determinadas famílias para a concessão de terras públicas e particulares.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em 2002 existiam 100 milhões de hectares suspeitos de serem terras ilegais.
- Lei e concentração de terra
A organização do espaço de produção agrícola teve início com a colonização. Grandes áreas de terras foram doadas pelo rei de Portugal em troca da exploração para a produção de cana-de-açúcar; era a “Lei de Sesmarias”.
Com o fim da era colonial, as sesmarias deixaram de existir e as terras passaram a ser registradas em cartório.
Em 1850 o tráfico de escravos foi proibido no Brasil, no momento de expansão da lavoura