movimento sem terra
A questão da Reforma Agrária surge devido ao grande número de latifúndios que eram característica do Brasil Colônia e que com o início da República começam a ser questionados deflagrando uma séria de movimentos ao longo da história do país.
O MST teve o seu começo em 1980 onde tinha por objetivo ajudar os trabalhadores, dando condições para eles, para consegui o seu trabalho para conseguir sustentar suas famílias para que elas não precisassem sair de seu estado de origem para conseguir trabalhar,ele está presente em 24 estados brasileiros,e tem mais de 350 mil famílias que conquistaram suas terras por meio de luta e organização dos trabalhadores.
Mesmo depois de assentadas,as famílias permanecem organizadas no MST,pois a conquista da terra é apenas um passo para a reforma agrária.Normalmente os latifúndios desapropriados normalmente possuem pouco benefício e infra estrutura,como saneamento,energia elétrica,acesso a cultura para as pessoas e lazer,por isso as famílias continuam na luta para ter seus direitos basicos e benefícios para sua família.
As Famílias que estão assentadas e acampadas organizam se e participam democraticamente para discutir as decisões do MST.
Eles discutem o que é melhor para a produção,educação e as necessidades de cada área . A mesma estrutura se repete em nível regional, estadual e nacional. Um aspecto importante é que as instâncias de decisão são orientadas para garantir a participação das mulheres, sempre com dois coordenadores, um homem e uma mulher. E nas assembléias de acampamentos e assentamentos, todos têm direito a voto: adultos, jovens, homens e mulheres.
Da mesma forma nas instâncias nacionais. O maior espaço de decisões do MST é o Congresso que ocorre a cada 5 anos. No mais recente, o V Congresso, participaram mais de 15 mil pessoas. É no Congresso que são definidas as linhas políticas do