movimento sem terra
Elenizio Franthely
Debora Vitoria
Ickone Barbosa
Lorena Vanessa
Matheus Martins
Mirosmar Lira
Movimento sem terra(M.S.T)
é um movimento político-social brasileiro que busca a reforma agraria.
surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no
Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.
M.S.T
Bastante
conhecido pela tática de organizar barricadas em estradas e invasões de propriedades como maneira de chamar a atenção da mídia para sua causa, o MST surgiu em um momento em que o Brasil passava pela reabertura da política nacional, após o período da Ditadura Militar.
M.S.T
Entre
os objetivos do MST encontra-se o de desapropiar os latifúndios em posse das multinacionais e de todos aqueles que estiverem improdutivos, assim como a definição de uma área máxima para propriedade rural. O MST é contra projetos de colonização (como os realizados na
Amazônia e que resultaram em fracasso) e defende a autonomia das tribos indígenas, sendo contra a revisão de suas terras.
M.S.T
o
MST luta para que os assassinos de trabalhadores rurais sejam punidos e defende a cobrança do
Imposto Territorial Rural (ITR) o qual seria revertido para a continuação da Reforma Agrária.Em 2005 o movimento contava com cerca de 124 mil famílias no
Brasil divididas entre 22 estados.O MST se organiza em 24 estados brasileiros. Sua estrutura organizacional se baseia em uma verticalidade iniciada nos núcleos (compostos por 500 famílias) e seguindo pelas brigadas (grupo de até 500 famílias), direção regional, direção estadual e direção nacional.
Paralelo a esta estrutura existe outra, a dos setores e coletivos, que buscam trabalhar cada uma das frentes necessárias para a reforma agrária verdadeira.
M.S.T
São
setores do MST: Saúde, Direitos