QUESTOES
Serviço Social e Processo de Trabalho
1º - Com base no texto de Carmelita Yazbek, explique por que o significado social da profissão, só pode ser desvendado em sua inserção na sociedade capitalista.
O serviço social teve suas origens dentro da igreja católica e visava preparar a grande massa operaria para o capitalismo. O serviço social nasceu por influencia direta da igreja católica, em âmbito de formação pratica e discurso de seus agentes. Tinha como suporte filosófico o neotomismo. Em sua primeira fase, intervém no aparecimento da questão social produzida pela relação de trabalho em moldes capitalista, com o surgimento do trabalho livre profundamente marcado pela escravidão.
As primeiras escolas de serviço social surgiram no Brasil no final da década de 30, quando se desencadeou no pais o processo de industrialização e urbanização. Nas décadas de 40 e 50 houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957. Nas décadas de 1940 e 1950 houve o reconhecimento da importância da profissão, sendo regulamentada em 1957, pela Lei nº 3252. Acompanhando as transformações da sociedade brasileira, a profissão passou por mudanças e necessitou de uma nova regulamentação: a Lei nº 8662/93. Ainda em 1993 o Conselho Federal de Serviço Social instituiu o novo Código de Ética, expressando o projeto político da profissão, comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos. A Ética Profissional se caracteriza como um conjunto de normas e princípios que orientam as relações de cada profissão. A prática profissional também é orientada pelos princípios e direitos firmados na Constituição de 1988 e nas legislações complementares referentes às políticas sociais e aos direitos da população, sendo elas: a Assistência Social, Saúde, Direitos da Infância e Juventude, a educação, ao idoso e ao trabalho e renda.
2º- Explique o conceito de reprodução social.
Refere-se ao modo de