Alexander Calder
Bia: A arte cinética ou op art, refere-se a uma corrente que faz parte da arte comtemporânea, e que usa efeitos visuais para gerar a ideia de movimento, ou seja, ilusão óptica. É uma evolução matemática da arte abstrata, utilizando a repetição de formas simples e coloridas com hábil uso de luzes e sombras.
Bia: Alexander Calder nasceu a 22 de Julho de 1898 em Lawton, Pensilvânia. Filho de pai escultor e mãe pintora, Alexander esteve sempre rodeado de arte. Na juventude, estudou engenharia mecânica em Newark e trabalhou como engenheiro entre 1919 e 1922.
Em 1923 passou a estudar desenho na Art Students League, em Nova York, concluindo o curso em 1926. Nos dois anos seguintes colaborou como ilustrador na publicação "National Police Gazette" e, em 1926, realizou sua primeira exposição, juntamente com outros artistas.
Em 1927, viajou para Paris, onde expôs no Salão dos Humoristas seu "Cirque Calder", uma miniatura de circo com bonecos animados. No mesmo ano, voltou para Nova York e, no seguinte, fez sua primeira mostra individual na Weythe Gallery. Ainda em 1928 voltou a Paris, para uma nova exposição, e foi a Berlim, onde iniciou a criação de jóias.
De volta a Paris, em 1930, começou a fazer grandes esculturas abstratas, os "stabiles", utilizando arame para criar volume. Numa de suas viagens, Calder conheceu Louisa James, sobrinha-neta do escritor Henry James, com quem se casou em 1931.
Em 1933 Calder e Louisa deixaram a França e mudaram-se para uma fazenda em Roxbury, nos Estados Unidos, onde ele