Biografia Alexander Calder
Sumário
1.0 Introdução 4
2.0 Biografia 5
3.0 Principais Obras 6
4.0 Conclusão 8
Anexos 9
Referências 10
1.0 Introdução
Este trabalho irá conter informações sobre a vida de um grande artista americano, que viveu entre 1898 e 1976. Foi um grande escultor que começou a sua vida de artista muito cedo, porem, formou-se em engenharia mecânica.
Somente em 1926 concluiu seu curso que avia feito em Nova Iorque, no Art Students League. Quando foi morar em Paris após ter viajado para a Grã-Bretanha e ter conhecido vários artistas Alexander apresentou um conjunto de várias obras de sua autoria em madeira.
Em 1933 voltou para os Estados Unidos em 1948 viajou à América do Sul e novamente em 1959. Nessa última ocasião, veio visitar o Brasil, onde expôs no Museu de Arte de São Paulo.
2.0 Biografia
Alexander Calder nasceu em 22 de julho de 1898 em Lawton, Pensilvânia, Estados Unidos. Seguiu carreira de artista assim como sua mãe Nanette Lederer Calder, que foi pintora e como seu pai, Alexander Stirling Calder, que foi um escultor muito famoso também. Quando Alexander era criança, seus pais lhe ofereciam barro para modelar como motivo de distração. Contudo, isso pouco importava ao menino que crescia em meio às inovações do mundo moderno. Ele formou-se em engenharia mecânica
Antes de se dedicar à escultura ele foi pintor e ilustrador, em 1923 ele passou a estudar em Nova Iorque, no Art Students League, tendo concluído o curso em 1926. Viajou para a Grã-Bretanha e foi morar em Paris, onde conheceu vários dadaístas, surrealistas e também conheceu os componentes do grupo De Stijl. Em Paris, criou a obra "O Circo" com as primeiras figuras articuladas em arame e madeira, que foi assistida por artistas e intelectuais. Em 1931 concluiu suas primeiras construções abstratas, claramente influenciadas por Mondrian, nesse mesmo ano Alexander em uma de suas viagens conheceu Louisa James,