Fontes de ignição
ÁREA CLASSIFICADA
(DEVIDO A ATMOSFERA EXPLOSIVA DE GÁS)
Área na qual uma atmosfera explosiva de gás está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos (NBR 8370).
ÁREA NÃO CLASSIFICADA
(DEVIDO A ATMOSFERA EXPLOSIVA DE GÁS)
Área na qual não é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos (NBR 8370).
ÁREA EXPLOSIVA
Mistura com ar, sob condições atmosféricas, de substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor, névoa e substâncias combustíveis, na qual, após a ignição, a combustão se propaga através da mistura não consumida
(NBR
8370).
PONTO DE FULGOR
A menor temperatura em que um liquido ou sólido fornece vapor suficiente para formar uma mistura inflamável quando uma fonte de ignição (faísca, chamas abertas, etc.) está presente. Dois testes são usados para determinar o ponto de fulgor:
Recipiente aberto e recipiente fechado.
LÍQUIDOS INFLAMÁVEIS
GASES INFLAMÁVEIS
LÍQUIDOS COMBUSTÍVEIS
FONTES DE IGINIÇÃO E SEU CONTROLE
A IGNIÇÃO é um dispositivo que inflama
:
o fogo.
Muitos dispositivos de ignição obtêm sua energia do poder humano dos músculos, mas outros usam a luz solar, a energia química ou a eletricidade TRIÂNGULO DO FOGO
FONTES DE IGNIÇÃO
Dispositivo gerador de alta temperatura NECESSÁRIA para INICIAR a combustão. É a fonte de faíscas ou de centelhas que devem ser RIGOROSAMENTE controladas durante as operações e atividades de manutenção nos postos, a fim de evitar incêndios e explosões .
Exemplos: um automóvel à gasolina, a FONTE DE
IGNIÇÃO, é a FAÍSCA ELÉTRICA DA VELA, pois é essa faísca, que faz a MISTURA de gasolina e ar entrar em COMBUSTÃO.
FONTES DE IGNIÇÃO
FONTES DE IGNIÇÃO
Descarga de combustível inflamável
Uso de celular em área classificada Risco de