A menina que roubava livros
Autor: Markus Zusak
Editora: Intrínseca Local: Sydney - Austrália
Data: 2008
Número de páginas: 382
Elementos Estruturais:
Principais Personagens e suas características:
Liesel Meminger – Uma adolescente judia que presencia a morte do irmão mais novo em seu colo, quando viaja para ser entregue por sua mãe a um casal. Ele é um músico desempregado e a esposa é uma senhora rabugenta. Com eles ela deverá passar o resto de sua vida.
Hans Hubermann – O homem que acolhe Liesel, torna-se não apenas um pai amoroso, mas um ser humano fiel a seus princípios, capaz de pagar um alto preço por eles, mesmo que involuntariamente.
Rosa Hubermann – Esposa de Hans, sua mãe rabugenta, deixa cair a máscara, frente às adversidades impostas pela vida. Mostra-se sempre na defensiva contra as dificuldades que a vida lhe impõe, contra o afeto que podem vir a expor sua fragilidade.
Rudy Steiner – Melhor amigo e cúmplice de Liesel no ato de roubar livros, seu grande amor de infância.
Max Vanderburg– Judeu que fica escondido no porão da casa de Liesel e cria um laço muito forte com a menina, que também tem pesadelos e que também perdeu pessoas que amava.
Ilda Hermann – Mulher do prefeito que facilita os furtos de livros em sua casa e torna-se uma aliada e sincera amiga.
A Morte – É a narradora da história. O autor à humaniza e é ela quem nos descreve o misterioso encontro das almas que tem cores, dependendo do que a pessoa foi em vida.
Resumo da obra:
O livro conta a trajetória de uma menina de origem judaica, que perdeu o irmão pequeno e foi deixada pela mãe, antes de ir para um campo de concentração, aos cuidados de um casal estranho que com o tempo aprende a amá-los. Com muita dificuldade de aprendizado, mas com a dedicação do pai adotivo, a menina aprende a ler e se apaixona por leitura. A história se passa na Alemanha, durante a