fisico-quimica
Extração é uma técnica de separação que tem como base a solubilidade dos componentes. No caso do nosso experimento, realizamos a extração de compostos orgânicos com solvente orgânico. Os componentes da mistura são solúveis, em diferentes graus, no solvente. No caso ideal, o componente a ser extraído é solúvel no solvente, e os outros componentes são insolúveis. Então, o soluto é o único componente transferido da mistura inicial para a fase do solvente. Depois do contato entre a carga e o solvente, as duas fases líquidas imiscíveis e de diferentes densidades formadas são denominadas de extrato (a fase mais rica em solvente que acolhe o soluto) e rafinado (a fase mais pobre em solvente de onde foi extraído o soluto). Removendo-se o solvente do extrato e do rafinado obtém-se o produto extraído e o produto rafinado. A esse processo damos o nome de extração.
Os compostos orgânicos usados:
Objetivo
Separação e purificação de compostos orgânicos através do uso de solventes reativos.
Materiais e reagentes
Anilina;
Ácido cinâmico;
ß-naftol;
Fenantreno;
Éter etílico;
Funil de separação;
Espátula;
Balança;
Béquer;
Elernmeyer;
Funil;
Papel filtro;
Rota evaporador;
Pipeta;
Pera;
Espátula;
HCl 10%;
NaOH 10%;
NaHCO₃ 10%
Procedimento
Primeiramente, foram pipetados 1,5 ml de anilina e 1,0 g de fenantreno, ß-naftol e ácido cinâmico. Esses compostos foram dissolvidos em 100 ml de éter etílico e transferidos para um funil de separação de 250 ml sendo, posteriormente, as soluções aquosas extraídas na ordem abaixo:
Extração do ácido cinâmico: A solução etérea será extraída com NaHCO₃ 10% que é colocado no funil de separação, com a solução sendo agitada e librada a pressão com a abertura da torneira. É esperado algum tempo para que o ácido cinâmico seja separados dos demais. Quando separado, o ácido cinâmico é coletado em um béquer e a solução restante é recolocada do funil de separação. Esse