Relevos Brasileiros
Cânion
Vale profundo com paredes abruptas em forma de penhascos, geralmente escavado por um rio. São também chamados de "garganta".
Chapada
Corresponde a uma área reta (plana) localizada no alto de serras. São terrenos com extensas superfícies planas em regiões de serras com altitudes geralmente superiores a 600 metros.
Colina
Também conhecido por morro; é uma pequena elevação de terra, mais baixa que uma montanha.
Cordilheira
Conjunto de serras dispostas paralelamente. As cordilheiras formam um grande sistema de montanhas reunidas.
Cuesta
Forma de relevo dissimétrico constituída por uma sucessão alternada das camadas com diferentes resistências ao desgaste e que se inclinam numa direção, formando um declive suave de um lado e um corte abrupto de outro.
Depressão
Forma de relevo aplainado, onde podem ser encontradas baixas colinas.
Escarpa
Encosta muito íngreme, geralmente causada por erosão.
Inselberg
É o termo utilizado para caracterizar relevos residuais que, podendo ser sedimentares, salientam-se em uma planície em paisagem árida ou semiárida.
Montanha
São grandes elevações da superfície terrestre. Esse tipo de relevo apresenta terreno bastante acidentado. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação.
Morro
Acidente geográfico caracterizado por pequena elevação de terreno com decline suave.
Planalto
É a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.
Planície
É uma grande área geográfica com pouca ou raramente com nenhum tipo de variação de altitude, como um deserto ou um pântano. São superfícies com formações relativamente novas se comparados com outras formas de