Sistema Eletrico
Sistemas Elétricos, Sistema de Ignição
Este trabalho tem o intuito de abordar o conteúdo de Sistemas Elétrico e Sistema de Ignição, explicando o seu devido funcionamento e mostrando sua devida importância nas aeronaves e explicando as suas particularidades.
Sistema Elétrico
Generalidades
O sistema Elétrico tem diversas utilidades na aviação, tais como a ignição, partida dos motores e acionamento de acessórios como trens de pouso, ar condicionado, luzes de navegação, etc. Este trabalho ajudará a entender melhor o funcionamento deste sistema. Ligação de fonte É considerado fonte todo aparelho capaz de fornecer eletricidade, tais como as pilhas e baterias. Ligação de carga (série e paralelo) Na ligação em série, as fontes tem suas tensões somadas, mas corrente é igual em todas as cargas. Um inconveniente desse tipo de ligação é que, se um componente for retirado da ligação, todo o sistema se interromperá.
Na ligação em paralelo, mais comum, aumenta-se a capacidade de fornecer corrente. Todas as fontes devem possuir a mesma tensão para evitar que as de tensão mais baixa consumam energia, em vez de produzir. A corrente total da ligação é a soma das correntes de cada fonte. Um benefício da ligação em paralelo é a independência do sistema (se um componente for retirado da ligação, não há risco do sistema interromper. Medida de tensão A tensão deve ser medida com um voltímetro, ligado em paralelo com a fonte ou a carga em questão. A corrente deve ser medida com um amperímetro intercalado em série no circuito. Corrente alternada A energia elétrica urbana é fornecida sob forma de corrente alternada. A corrente alternada se torna positiva ou negativa alternadamente, à razão de 60 Hz.
Aplicações do eletroímã: relé e solenóide. Relé – É um interruptor acionado por eletroímã. É utilizado para ligar e desligar dispositivos elétricos. Basicamente é