mobile
Aluno: Anderson Cleiton V. Dutra nº: 2 3º ano: D
Móbile
Definição
A origem latina do termo Móbile remete à ideia de “móbil”, “movimento”. Nas artes visuais, a noção é empregada para nomear esculturas, em geral abstratas, compostas de materiais leves, suspensos no ar por meio de fios. As peças movimentadas pelo ar se caracterizam pelo equilíbrio, leveza e harmonia. Em 1932, Marcel Duchamp (1887- 1968) usa a palavra móbil para fazer referencia a algumas esculturas do norte-americano Alexander Calder (1898-1976)
Características
Os trabalhos são formados por placas planas de metal, algumas pintadas, equilibradas em fios de arame fino suspensos. Os móbiles movem-se ao sabor da aragem mais suave, produzindo efeitos mutáveis em função da luz.
Criador
Alexander Calder nasceu em 22 de julho de 1898 em Lawton - Pensilvnia. Filho de pais artistas, onde, seu pai era, também, um escultor e sua mãe uma pintora, convivendo com esse universo foi incentivado desde cedo a criar. Aos nove anos de idade ele fez suas primeiras esculturas, um pequeno cão e um pato, para presentear seus pais no natal. Foram feitos a partir de pedaços, cortados e moldados, de folhas de latão. Desde então pôde-se notar que ela tinha facilidade em criar. Apesar dessa facilidade, Calder não se imaginava um escultor. Se formou em engenharia em 1919 pelo Stevens Institute of Technology e teve vários trabalhos como engenheiro hidráulico e engenheiro de automóveis, cronometrista em um campo de exploração madeireira, e bombeiro no quarto de um navio da caldeira. Despertou para a vida artística após observar o amanhecer de um navio ao qual estava trabalhando, com esse acontecimento Calder teria ficado encantado com o que vira e a partir desse momento decidiu que iria se tornar um artista. Em 1923, mudou-se para Nova York, e se matriculou na Art Students League. Ainda em NY trabalhou como pintor e desenhista, esse último trabalho, na National Police