questoes de comercio exterior
1. Do ponto de vista de um país em desenvolvimento, que visão temos de ter da globalização.
R: Globalização é um processo de integração mundial que está ocorrendo há menos de duas décadas nos setores de comunicação, economia, finanças e comércio. O país em desenvolvimento ocorreu á queda das barreiras alfandegárias, a formação de blocos econômicos, a velocidade das comunicações, os avanços tecnológicos e o fluxo dos capitais internacionais são as principais forças que criaram uma nova “ordem mundial”.
2. O que é globalização financeira e globalização produtiva? Explique.
R: Globalização produtiva, fenômeno mundial associado a uma revolução nos métodos de produção que resultou numa mudança significativa nas vantagens comparativas das nações. Com a globalização, as fases de produção de uma determinada mercadoria podem ser realizadas em qualquer país e não mais em um mesmo país, aquele que busca oferecer maiores vantagens econômicas. Isto tem levado a uma acirrada competição entre países em particular aqueles em desenvolvimento por investimentos externos.
Globalização financeira, o setor financeiro atingiu o maior nível de integração mundial, a nova ordem econômica mundial que modificou o papel do Estado na medida que alterou radicalmente a ênfase da ação governamental, que agora é dirigida quase exclusivamente para tornar possível às economias nacionais desenvolverem e sustentarem condições estruturais de competitividade em escala global.
3. Qual a influência dos blocos econômicos na economia mundial?
R: A influencia se deu com a competição no comércio internacional entre os países do primeiro mundo, fato que destaca-se na década de 1990, a partir do governo Collor, com a redução das alíquotas de importação provocou o primeiro choque da concorrência internacional nas indústrias nacionais. Um dos principais aspectos positivos da integração do Brasil à economia internacional foi a abertura do mercado e a