Cárcere das Almas
O conceito de Ideologia é diversificado em sua história semântica, entretanto no campo filosófico, a partir das contribuições da tradição marxista, ele foi associado ao de Alienação, passando a funcionar como uma ferramenta crítica das ordens políticas e sociais do capitalismo.
1. Com base nos seus conhecimentos sobre o termo ideologia, considere as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos.
II. Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes.
III. A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos.
IV. A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
A) I e III. B) I, II e III. C) I, II e IV. D) II e IV.
a) O homem se desestrutura
b) O homem se autoproduz
c) Não encontra o equilíbrio
d) Age por instinto
2. O trabalho, ao mesmo tempo em que transforma a natureza, adaptando-a às necessidades humanas, altera o próprio homem, desenvolvendo suas faculdades.” Isso significa que pelo trabalho:
a) o homem se desestrutura
b) o homem se autoproduz
c) não encontra o equilíbrio
d) age por instinto
3. Em relação ao trabalho pode-se dizer que:
a) É a atividade humana por excelência, pela qual o homem intervém na natureza e em si mesmo. O trabalho é condição de transcendência e, portanto, é expressão da liberdade.
b) Não é a atividade humana por excelência, pela qual o homem intervém na natureza e em