Questionário sociologia jurídica
Professor(a): Rosinha
Aluno(a): Fernanda Pereira Fattori de Alvarenga – 2º Período FESP
Questionário
1) Porque a Revolução Industrial e a Revolução Francesa contribuíram para o surgimento da Sociologia?
A Revolução Industrial e a Revolução Francesa promoveram mudanças radicais para a sociedade, alterando assim, o modo de vida existente até então. Com o surgimento de novas ideias, tecnologia, indústrias, organização política, valores como: igualdade e liberdade, a sociedade se transformou completamente. Essa transformação influenciou aos pensadores buscarem uma nova concepção para a sociedade e responder as questões que surgiam a todo o momento.
2) Durkheim considera que o Estado de Anomia (ausência de regras sociais) é um grande malefício às sociedades. Qual o papel do Direito nesse contexto?
A anomia representa uma crise, o desmoronamento de valores e regras sociais. O Direito, através da norma jurídica age na fiscalização do cumprimento de regras e normas impostas à sociedade, aplicando sanções ao agente do descumprimento das mesmas e reparação a quem sofreu danos. Caso essa ferramenta não existisse, o caos se instalaria.
3) Como você sintetizaria o pensamento de Karl Marx sobre as Sociedades Capitalistas?
Para Karl Marx o sistema capitalista gera a desigualdade social. O capitalismo divide a sociedade em dois grupos: a burguesia (uma minoria detentora dos meios de produção) e o proletariado (não possuem bens, apenas sua força de trabalho). Sendo assim, a primeira explora o segundo, ganhando lucros e pagando pouco pela quantidade de trabalho despendido por eles.
4) Max Weber discorda do pensamento social marxista em que pontos?
Weber discorda de Marx primeiramente na definição de classes, onde para Marx existem duas classes, a burguesia e o proletariado e para o Weber as classes se dividem além dessas duas, com características que vão além do material. Para Marx a mudança, evolução e todos os