Problemas e métodos de pesquisa na sociologia juridica
4. Ed rev. Atual e ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008.
A análise textual introduz os problemas e métodos da pesquisa na sociologia jurídica esclarecendo os segmentos metodológicos para uma pesquisa eficaz.
1. Introdução
O jurista sociólogo para pesquisar de forma adequada, deverá possuir uma boa formação jurídica, mesmo se não for jurista de profissão, ele não faz interpretação do direito e não emite juízos de valor sobre o direito em vigor, resguardando o caráter científico de seu trabalho.
2. Características dos métodos de pesquisa na Sociologia Jurídica
A palavra método provém do grego métodos que significa escolher uma via . Em um trabalho existe sempre a possibilidade de erros, de problemas não previstos, que causam desvios, e podem não permitir chegar ao fim desejado, o pesquisador que planeja detalhadamente, nunca obterá sucesso em sua pesquisa. A metodologia oferece respostas ao problema de como pesquisar e indica que essa atividade deve ser desempenhada sempre da mesma forma, seguindo regras, empregando teorias e os métodos disponíveis.
2.1 Formulação de hipótese de trabalho
É preciso primeiramente, definir um objeto de pesquisa concreto. Para examinar o tema, o pesquisador poderá optar pela aplicação de um questionário a diversas pessoas. O pesquisador após refletir sobre o tema escolhido, deve, em segundo lugar, estabelecer hipóteses de trabalho, significa que deve formular proposições que vão guiar a sua pesquisa, concretamente supõe a existência de uma relação entre duas ou mais variáveis.
2.2 Indução
Para tirar conclusões válidas sobre o fenômeno pesquisado existem dois procedimentos lógicos, o primeiro é a dedução e o segundo é a indução.
“ Como indicava Ehrlich (apud SABADELL, 1986, pp. 361-362), os métodos da sociologia jurídica são em geral indutivos. Vão do particular ao geral e não ao contrário.(...”)
O método indutivo