Fichamento
SABADELL, Ana Lucia. Manual de Sociologia Jurídica: Introdução a uma leitura externa do direito. São Paulo: RT, 2000. p. 185-204.
O jurista-sociólogo deve adotar uma perspectiva de observador e não fazer interpretação do direito emitindo juízos de valor sobre o direito vigente. Consequentemente os métodos da sociologia são de cunho sociológico voltados a observação, com isso o jurista-sociológio consegue resguardar o caráter científico do seu trabalho. “Ser científico significa, ao menos, fazer afirmações, e não somente manifestar sentimentos, opiniões ou experiências pessoais (Goldthorpe, 1990, p.21)” (p.186).
CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS DE PESQUISA NA SOCIOLOGIA JURÍDICA
A palavra método significa uma via para chegar aos resultados, o pesquisador deve se questionar como, o que e porque deve pesquisar determinado assunto e para isso ele deve escolher o melhor caminho e fazer um planejamento correto para resultados eficazes.
Formulação de hipóteses de trabalho O pesquisador deve definir um objeto de pesquisa concreto e posteriormente estabelecer hipóteses de trabalho, que formulem proposições para guiar a pesquisa.
Indução Existem dois procedimentos lógicos para que as conclusões sejam válidas, são eles: dedução e indução.A partir do método dedutivo a conclusão é tomada fundamentada em premissas consideradas verdadeiras, porém “como indicava Ehrlich (1986,pp.361-362), os métodos da sociologia são em geral indutivos. Vão do particular ao geral e não o contrário. A utilização do método indutivo indica que a sociologia jurídica é uma disciplina que se relaciona com a realidade social e objetiva fazer uma descrição e interpretação” (p.190). Mas no método indutivo temos um grande problema, a verificação não é suficiente, isso faz do método indutivo não ser plenamente confiável.
Objetividade “O sociólogo do direito, como qualquer outro pesquisador, deve, porém, ter uma postura de neutralidade e objetividade” (p.191). A